F.C de Cabinda
de Cabinda anunciou oficialmente ontem, nesta cidade, os jogadores que fazem parte da equipa que vai competir no Girabola de 2011, entre os quais oito reforços, um contratado no exterior do país e sete no mercado doméstico. Trata-se de Vivi (avançado vindo de Portugal), Castro, Dadão e Neruda, que representaram na época passada o Bravos do Maquis, Pedulo (Benfica do Lubango), Binda e Manucho (Sporting de Cabinda) e Bebeto (ASA).
O
O FC de Cabinda anunciou oficialmente ontem, nesta cidade, os jogadores que fazem parte da equipa que vai competir no Girabola
Fotografia: Jornal dos Desportos
vice-presidente para o futebol do FC de Cabinda, Casimiro Necune, que apresentou os novos reforços aos membros de direcção, sócios e adeptos do clube, disse que as novas aquisições da equipa garantem uma excelente participação no Girabola. “Estes são os reforços com que o FC de Cabinda vai contar para a presente época. Ajudarão os Gorilas do Norte a melhorar a sua classificação.
Peço aos membros de direcção, sócios e amigos do clube a estarem de mãos abertas para recebermos condignamente os novos jogadores, recebê-los com carinho, para conseguirmos ter resultados que preconizamos”, disse. Durante apresentação da equipa, o técnico principal do FC de Cabinda, João Machado, afirmou que vai começar os treinos com todos os jogadores, submetendo-os a exercícios de avaliação física, para, na segunda-feira, dar início a trabalhos específicos de campo.
O técnico esclareceu que a possibilidade de realização de um estágio no exterior do país está ainda a ser negociado porque, conforme sublinhou, “os estágios deste tipo devem ser planificados com antecedência, estamos no fim de Janeiro e se for para sair, só temos de o fazer até Fevereiro, para podermos ficar no exterior durante 18 ou 20 dias, o que já não é possível. Dentro do país sim, e estou a discutir com a direcção”. O vice-presidente disse que os jogadores antigos da equipa que ainda não se apresentaram ao clube para fazerem parte dos trabalhos, que arrancaram na segunda-feira, só chegam na terça-feira.
“O jogador Addy já contactou o técnico João Machado e explicou as razões da sua ausência. O Tonda, que está em Luanda, ficou de chegar esta tarde (ontem). Já temos as passagens pagas do defesa Marlon, que chega na próxima terça-feira do exterior. Temos o Luciano, que se encontra em Portugal a tratar de questões pessoais e dentro de dias estará cá. Com o avançado Mawete estamos ainda em negociações”, disse.
Novas aquisições
prometem trabalho
O avançado Vivi, reforço que veio de Portugal, disse que vai trabalhar duro para mostrar o que vale e merecer a confiança do técnico João Machado. “O FC de Cabinda espera de mim um bom empenho. Vou trabalhar arduamente para merecer sempre a confiança do técnico João Machado e dedicar-me para dar muitos frutos à equipa”, disse. O jogador considera o FC de Cabinda uma boa agremiação e foi por isso que e aceitou representar a agremiação.
O avançado Castro (ex-Bravos do Maquis) disse estar pronto para representar condignamente os Gorilas do Norte dar o seu melhor. Pedulo (ex-benfica do Lubango) referiu ter aceite jogar no FC de Cabinda porque conhece bem a equipa e está disponível para ajudar a equipa a atingir os objectivos preconizados para a época. O ex-guarda-redes do Sporting de Cabinda, Manucho, reconheceu que não será fácil assegurar a titularidade na baliza do FC de Cabinda, mas garantiu que vai trabalhar para merecer a confiança do técnico João Machado.
“A cada ano que passa temos de melhorar a nossa prestação, e neste ano no nosso objectivo é ver o FC de Cabinda a estar em quarto ou em quinto lugar e, individualmente é bom merecer confiança do técnico e mostrar o que valho”, afirmou, por seu turno, o médio Mamalé.
Maquis abre época
na Ilha de Luanda
A equipa principal do Bravos do Maquis, sob a orientação do técnico português Augusto Portela, dá início, esta manhã na Ilha de Luanda, aos trabalhos de preparação para o Girabola 2011, que arranca a 2 de Março. Ontem, a direcção da equipa fez a apresentação oficial do conjunto durante uma conferência de imprensa realizada no anfiteatro da Federação Angolana de Futebol, em que saltou à vista a contratação de 12 reforços.
Trata-se de José Eduardo Santana, que jogou o ano passado no Sporting de Cabinda, Matinunginal Mateus (ASA), Luís Cláudio de Melo (FC de Cabinda), Osvaldo Jorge (ASA), Victor Sangui (Kabuscorp), Carlos de Água (Académica do Lobito), Saidi Kalukula (ASA), Alberto Kimedica (Desportivo da Huila) Adão Pinto (ADO-Zo da Holanda) Jorge Veninius e Geziel Pereira, vindos do Brasil. Durante o acto, o presidente da equipa, Luís Francisco, enalteceu o valor dos jogadores contratados e afirmou foram cedidos a outras equipas os atletas Benvindo, para o Interclube, Chara, para o ASA, e Castro para o FC de Cabinda.
Manager, Kiki, Arsénio e Laurenrino (guarda-redes que está no Interclube) foram os dispensados. A equipa, segundo o presidente, prevê realizar um estágio no Brasil, no campo Marcelinho Carioca, estando a viagem prevista, em princípio, para o dia 29. Caso se concretize, a equipa vai realizar jogos amigáveis com as formações do Santos FC e Interclube (campeão em título), que também estão a estagiar no Brasil.
Avelino Humba
Moises Guimbi | ||
|